Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casal de namoradas supera preconceitos e celebra o amor há mais de sete anos

Izadora e Gabriela. Foto: cedida

O amor pode surgir quando menos se espera, em meio a momentos improváveis, e também quando todas as circunstâncias podem indicar ao contrário. Foi nesse cenário que a servidora pública Gabriela conheceu a bióloga Izadora, e, hoje, o casal já comemora mais de 7 anos de namoro. 

A história de amor começa em uma festa de aniversário, com um amigo em comum. O ano era 2016, e Gabriela conta que este amigo foi o responsável por apresentá-las. Elas também faziam parte de um mesmo grupo de whatsapp, onde, posteriormente, começaram a conversar no privado e dali surgiu uma amizade.

“Iniciamos a paixão na mesma velocidade que se inicia uma boa amizade, de modo natural e cativante. Começamos com um ‘não é nada sério, vamos nos divertir’. Eu precisava dessa leveza, mas fomos além da diversão. Muito além… O carinho, o cuidado, o acolhimento se instalaram”, conta Gabriela.

Para Izadora, Gabriela entrou na sua vida com muita luz, ideias, opiniões, músicas, poesias e foi a cativando cada vez mais .

Dificuldades e preconceitos

Diante de uma sociedade heteronormativa, quando um casal homoafetivo surge, diversas são as dificuldades e preconceitos encontrados, porém, isso não foi impedimento para que o amor que Gabriela e Izadora sentem deixasse de ser vivenciado.

Após meses se conhecendo, o pedido oficial veio próximo ao Dia dos Namorados,  no dia 10 de julho de 2017, quando, na época, Gabriela tinha 21 anos e Izadora, 19. 

Houve relutância de alguns familiares, durante um longo período de tempo. Gabriela relata que isso afetava, inclusive, a constância dos encontros, mas que resistiram bravamente.

“O passar do tempo e a consolidação do nosso relacionamento nos ajudaram com esses impasses. Aqueles que ainda ofereciam alguma rejeição perceberam, nesse processo, a naturalidade e a verdade do que vivemos e sentimos, assim caminhamos para a harmonia e aceitação que temos hoje em nossas famílias, que nos dão suporte e muito amor”, diz.

Izadora e Gabriela em encontro em hamburgueria de Rio Branco. Foto: cedida

O amor que permeia pelo tempo

O relacionamento, que foi construído no “um dia de cada vez”, se tornou o lema de um amor construído aos poucos, com leveza, força, resiliência e muita coragem. As dificuldades são presentes na vida de qualquer casal, mas Izadora e Gabriela suportaram todos os embates, ao longo dessa caminhada juntas. 

Atualmente, Gabriela tem 28 anos e Izadora, 26 anos, e, ao longo desse tempo, elas reforçam a compreensão, nos dias difíceis, e, como no decorrer dos últimos 7 anos de namoro, quase 8, elas dizem que têm aprendido e se divertindo juntas. Neste ano de 2024, recentemente o casal passou por mais uma etapa importante no relacionamento: morar juntas.

Gabriela e Izadora comemorando aniversário de namoro. Foto: Cedida

“A leveza entrou na minha vida e ficou, acorda comigo todos os dias e se espalhou por todas as áreas. A Iza é isso. O improvável no momento incerto, a luz mais potente no breu mais escuro, a lição de uma vida leve, mas 100% propositiva”‘, declara Gabriela 

Izadora complementa a fala da parceira:

“E na leveza levamos a vida, decidindo diariamente ficar e, parafraseando Dani Black, assistir todos os dias ‘os sins vendo os nãos em apuros’, vibrando a simplicidade e benção que é o amor na nossa história gravada. Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer uma Gabi em suas vidas e isso é quase uma oração”, conclui.

 

Sair da versão mobile