Maio registrou chuvas abaixo da média esperada em Rio Branco, segundo informações fornecidas pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, da Defesa Civil Municipal. O volume de precipitação foi de 94 milímetros, enquanto o esperado para o mês era entre 102 e 107 milímetros.
“Maio teve chuvas abaixo da média. Foram 94 mm de chuva esse mês, sendo que era esperado em torno de 102 a 107 mm. E o pior é que essa chuva que aconteceu de 94 mm foi em dois dias, então não teve aquela chuva regular, então a gente não espera muita coisa boa para essa seca não, para esse verão,” declarou Falcão.
A irregularidade das chuvas e o volume abaixo da média podem agravar a situação durante o período de seca, com impactos significativos na agricultura, no abastecimento de água e no meio ambiente.
“Com uma seca severa, a gente tem muitos, muitos prejuízos, na agricultura, na piscicultura, na lavoura, na pecuária, tudo isso é grande prejuízo, sem falar do risco de desabastecimento de água. A outra coisa também é que, infelizmente, junto com falta de chuva, rio muito baixo, calor, tudo isso leva a queimadas, né, é por isso que a gente vai estar discutindo durante a semana a questão dos nossos planos de contingência,” acrescentou Falcão.