Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas de maio ficam abaixo da média em Rio Branco, alerta Defesa Civil

Maio registrou chuvas abaixo da média esperada em Rio Branco, segundo informações fornecidas pelo tenente-coronel Cláudio Falcão, da Defesa Civil Municipal. O volume de precipitação foi de 94 milímetros, enquanto o esperado para o mês era entre 102 e 107 milímetros.

“Maio teve chuvas abaixo da média. Foram 94 mm de chuva esse mês, sendo que era esperado em torno de 102 a 107 mm. E o pior é que essa chuva que aconteceu de 94 mm foi em dois dias, então não teve aquela chuva regular, então a gente não espera muita coisa boa para essa seca não, para esse verão,” declarou Falcão.

A irregularidade das chuvas e o volume abaixo da média podem agravar a situação durante o período de seca, com impactos significativos na agricultura, no abastecimento de água e no meio ambiente.

“Com uma seca severa, a gente tem muitos, muitos prejuízos, na agricultura, na piscicultura, na lavoura, na pecuária, tudo isso é grande prejuízo, sem falar do risco de desabastecimento de água. A outra coisa também é que, infelizmente, junto com falta de chuva, rio muito baixo, calor, tudo isso leva a queimadas, né, é por isso que a gente vai estar discutindo durante a semana a questão dos nossos planos de contingência,” acrescentou Falcão.

Sair da versão mobile