O ato de doar sangue pode salvar vidas. O gestor público Andreisson Pereira, 24 anos, é doador de sangue desde os 16 anos, quando pediu à sua mãe para realizar a doação pela primeira vez.
Há 8 anos exercitando a prática solidária que salva vidas, Andreisson conta sobre o mix de emoções e a importância que é realizar a doação.
“A gente sempre escuta que doar sangue salva vidas, mas a gente só tem uma dimensão de verdade quando é feito, é retirado de mim 450 ml que é uma bolsa cheia e pode salvar mais de três vidas. Por mais que seja pouco, depois de concluir o processo, sentimos como se tivesse o dever cumprido, é uma sensação de paz”, declarou o jovem.
Ele relembra como foi a primeira vez que doou, que sentiu um pouco de incômodo, mas que logo passou. “Deveria ser obrigatório, para aqueles que são aptos a fazer, pelo menos uma vez. Fora que você ainda pode garantir benefícios como doador”, salientou.
Um dos benefícios diz respeito aos trabalhadores com carteira assinada, que têm garantido por lei um cinco dias de folga por para aquele que doar sangue, sem desconto no salário.
Dia Mundial do Doador de Sangue
Nesta sexta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Acre, o Centro de Doação de Sangue (Hemoacre) realiza campanhas ao longo do ano para repor o seu estoque. Atualmente, o Hemoacre Rio Branco apresenta um estoque crítico de bolsas dos tipos sanguíneos A+ e A- que necessitam de um reforço nas doações.
Para quem deseja doar sangue, o Hemoacre funciona o dia todo nesta sexta-feira, 14. Além disso, em comemoração ao Dia do Doador será realizado um arraial com venda de comidas típicas, pula-pula, bingo e pescaria, das 17h às 21h.
Saiba como doar
Requisitos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 14 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado: evitar alimentação gordurosa nas 3 horas antes de doar;
- Apresentar documento oficial com foto: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, CNH digital, e E-titulo com foto;
Impedimentos temporários
- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidências clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue;
- Hepatites B e C, AIDS (Vírus do HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Impedimentos definitivos para a doação
- Gripe, coriza, resfriado, aguardar 14 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Febre, aguardar 30 dias;
- Gravidez ou suspeita da mesma;
- Parto: aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana;
- Amamentação: aguardar até a criança completar 12 meses;
- Tatuagem/piercing: aguardar 6 meses; (piercing na cavidade oral ou vaginal impedem a doação e após a sua retirada é necessário aguardar 12 meses)
- Ingestão de bebida alcóolica: aguardar 12 horas;
- Extração dentária: aguardar 72 horas.
- Cirurgia de apendicite, hérnia, retirada de amígdalas, varizes: aguardar 3 meses;
- Cirurgia de retirada de vesícula, útero, rins, tireoide, cólon e redução de politraumatismos sem sequelas graves: aguardar 6 meses
- Transfusão de sangue: aguardar 12 meses
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames e procedimentos com utilização de endoscópio: aguardar 6 meses
- Exposição a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição