Neste ano, o 28 de junho é uma data de duplo orgulho para a jornalista trans Estella Martins, de Rio Branco (AC). Além de comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a também maquiadora celebra a conquista de sua nova certidão de nascimento, com o nome que escolheu para si e o gênero ao qual se identifica.
“Que dia emblemático para (re)nascer uma estrela de fato e de direito para a sociedade. É o primeiro e mais importante passo para essa minha longa caminhada. Enfim, retificada! Aqui nasce Estella Maria Lima Martins!”, escreveu a comunicadora em suas redes sociais, onde é acompanhada por quase 18 mil seguidores.
Estella anunciou sua transição de gênero em março deste ano e deu entrada na mudança de certidão há cerca de duas semanas. Ella, como é chamada, não esperava que o documento chegaria às suas mãos no exato dia em que o mundo celebra o orgulho lésbico, gay, bissexual, transgênero, queer, intersexual, assexual e outros.
“Pensar que hoje estou sendo retificada com meu nome no registro civil no dia do Orgulho LGBT é ainda mais representativo e significativo. Eu só posso agradecer muito a todas as pessoas que, de alguma maneira, me ajudaram a conseguir finalmente retificar meu nome. Estou muito feliz mesmo”.