Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em Brasília, reitora da Ufac trata sobre andamento do investimento no Hospital Universitário no Acre

Em Brasília, reitora da Ufac trata sobre andamento do investimento no Hospital Universitário no Acre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, se reuniram na tarde de terça-feira, 18, em Brasília (DF), para discutir o andamento do projeto de Hospital Universitário (HU). A obra do hospital acreano está prevista no Novo PAC.

Em janeiro de 2024, o governador do Acre, Gladson Cameli, e a reitora Guida Aquino, estiveram na sede da Ebserh para anunciar ao presidente Arthur Chioro a intenção de uma parceria com o objetivo de transformar o hospital estadual sob gestão da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) em hospital universitário. A partir dessa proposta, o governo destinou R$ 50 milhões do Novo PAC para compra de equipamentos novos e modernos e para reforma e readequação do espaço físico.

Mas para que o recurso seja investido na saúde acreana, ainda é preciso assinar um protocolo de intenções para repassar o hospital estadual à universidade. Só então a Ebserh poderá iniciar estudos para a viabilização do projeto.

“Manifestamos durante a reunião nossa preocupação com a possibilidade de perder R$ 50 milhões que vão melhorar o sistema de saúde do Acre, caso o Governo do Estado não repasse a Fundhacre à Ufac. Se isso acontecer, todo uma luta vai se perder”, disse Guida Aquino.

Sair da versão mobile