A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, se reuniram na tarde de terça-feira, 18, em Brasília (DF), para discutir o andamento do projeto de Hospital Universitário (HU). A obra do hospital acreano está prevista no Novo PAC.
Em janeiro de 2024, o governador do Acre, Gladson Cameli, e a reitora Guida Aquino, estiveram na sede da Ebserh para anunciar ao presidente Arthur Chioro a intenção de uma parceria com o objetivo de transformar o hospital estadual sob gestão da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) em hospital universitário. A partir dessa proposta, o governo destinou R$ 50 milhões do Novo PAC para compra de equipamentos novos e modernos e para reforma e readequação do espaço físico.
Mas para que o recurso seja investido na saúde acreana, ainda é preciso assinar um protocolo de intenções para repassar o hospital estadual à universidade. Só então a Ebserh poderá iniciar estudos para a viabilização do projeto.
“Manifestamos durante a reunião nossa preocupação com a possibilidade de perder R$ 50 milhões que vão melhorar o sistema de saúde do Acre, caso o Governo do Estado não repasse a Fundhacre à Ufac. Se isso acontecer, todo uma luta vai se perder”, disse Guida Aquino.