Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Faltando 3 dias para acabar a campanha, Acre alcança apenas 5% da meta de vacinação contra a poliomielite

Com apenas 5% do público vacinado, o Acre registrou uma baixa procura pela imunização contra a poliomielite. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

De acordo com a Sesacre, entre os dias 27 de maio 8 de junho, foram contabilizadas 3.034 doses da vacina contra a poliomielite no estado.

“A cobertura está muito aquém da nossa expectativa, uma vez que temos mais de 58 mil crianças a receberem a gotinha, dose extra. E 13 mil só vão ser vacinadas de acordo com o histórico de vacinação”, destacou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles.

Os dados da Sesacre foram atualizados diante de um levantamento junto aos municípios, no último sábado, 8. Segundo Renata, esta será a última campanha contra a poliomielite aplicada em gotinhas, ou seja, via oral.

“Nós temos apenas alguns dias de campanha, mas já foi informado pelo Ministério da Saúde que não haverá prorrogação. É uma tristeza, uma infelicidade, uma vez que a gente tem informado massivamente que, em setembro, essa gotinha vai ser suspensa do calendário. Então nos preocupa uma cobertura vacinal dessa forma”, enfatizou a gestora.

Caso não seja prorrogada, a campanha de vacinação contra a poliomielite encerra na próxima quinta-feira, 14. O público são crianças menores de 5 anos.

Sair da versão mobile