Kauan Bezerra da Silva, de 4 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira, 31, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, em Rio Branco, após lutar por 11 dias contra a pneumonia. O menino completou quatro anos no último domingo, 26. Seu enterro está marcado para este sábado, 1º.
A família de Kauan havia feito um apelo por ajuda financeira para custear exames necessários para o tratamento do menino, na esperança de que ele melhorasse e pudesse realizar novos procedimentos.
Recentemente, outras duas crianças, uma de 2 anos e 10 meses e outra de 9 anos, faleceram em Cruzeiro do Sul, interior do estado, em um intervalo de menos de dois dias. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que ambas apresentaram quadro de pneumonia aguda ao darem entrada no pronto-socorro da cidade, mas os laudos confirmando a causa exata das doenças ainda não foram concluídos.
Em resposta ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e à superlotação dos leitos de terapia intensiva, o governo estadual decretou situação de emergência no último dia 14. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), tem validade de 90 dias.