Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mutirão de saúde atende cerca de 400 indígenas no interior do Acre

Foto: Arquivo/Secom

Buscando fortalecer o atendimento médico especializado e descentralizar ações de saúde em todo o estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou um mutirão de consultas nas localidades mais remotas do território. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a quarta edição do Saúde Itinerante Especializado foi voltada à população indígena no município de Feijó.

Os atendimentos, realizados na escola municipal Eiraldo Carneiro de França, contaram com a parceria da Prefeitura de Feijó, a Secretaria Municipal de Saúde, a direção do Hospital Geral de Feijó e a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá.

A ação ofereceu serviços de consultas especializadas em infectologia, pediatria, ginecologia e clínica geral, além de serviços de enfermagem, odontologia, exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis, vacinas e exames de apoio diagnóstico como ultrassonografia, colposcopia e preventivo do câncer do colo uterino.

Cerca de 400 pessoas das etnias Madijá, Huni Kuin (Kaxinawá), Shanenawa e Ashaninka foram atendidas, aguardando em fila de espera no sistema de regulação SISREG. No total, foram realizados 1.021 atendimentos.

Daniel Shanenawa, da aldeia Shanenawa, falou da importância desses atendimentos: “Vim para o atendimento no itinerante de saúde indígena. Fiz a coleta de hemograma e o teste rápido. Fui encaminhado para o especialista para analisar meus exames e estou satisfeito e espero que este projeto continue, pois é essencial para as pessoas que precisam de assistência médica.”

“A nossa missão é garantir que os povos indígenas tenham acesso aos mesmos serviços de saúde especializados que a população urbana, respeitando suas especificidades culturais e de saúde,” destacou Rosemary Vânia Ruiz, chefe da Divisão Itinerante Especializada.

As ações do Saúde Itinerante Especializado são fruto de uma colaboração estreita entre diferentes níveis de governo e entidades, demonstrando que a união de esforços pode proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades indígenas. O governo do Acre continua comprometido em expandir essas iniciativas, buscando sempre aprimorar e descentralizar o atendimento de saúde em todo o estado.

Sair da versão mobile