Cerca de 59 mil crianças devem se imunizar contra a poliomielite (paralisia infantil) no estado do Acre, segundo dados divulgados pela Coordenação do Programa Nacional de Imunização no estado (PNI-AC).
A campanha iniciou na última segunda-feira, 27, e vai até o dia 14 de junho. O PNI ainda não tem dados com relação ao número de crianças imunizadas nesta primeira semana de campanha.
A iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal e proteger todas as crianças menores de cinco anos contra a doença. Para a imunização, os pais devem levar seus filhos a uma unidade básica de saúde (UBS) com a caderneta de vacinação.
O Dia D contra a doença está marcado para ocorrer no dia 8 de junho com mobilização no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco, e em ação itinerante na Transacreana.
O público-alvo da campanha são crianças menores de cinco anos. As aplicações serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. O esquema vacinal para menores de um ano prevê três doses injetáveis, administradas aos 2, 4 e 6 meses.
As crianças de 1 a 4 anos que já completaram esse esquema devem receber a dose oral da vacina, conhecida como gotinha.
“Ao todo são 59 mil crianças que obrigatoriamente precisam tomar a dose extra do imunizante. Outras 14 mil, que são menores de um ano de idade, só vão tomar se tiver faltando na caderneta”, informou Renata Quiles, coordenadora do PNI-AC.