Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco vai decretar situação de emergência devido à seca extrema do Rio Acre

Foto: Dell Pinheiro

Diante da situação de escassez hídrica que a capital acreana enfrenta, devido à seca do Rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco vai decretar, nesta sexta-feira, 28, Situação de Emergência. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 27, pelo coordenador administrativo da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.

“Diante da situação de escassez hídrica, e frente a ações de mitigação de desastres já implantadas, mesmo assim sendo necessário mais ações emergenciais, necessário se faz a decretação de situação de emergência, conforme parecer técnico e estudos feitos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, demonstrando a situação de anormalidade pela estiagem que se iniciou”, destacou Falcão.

Nesta quinta-feira, o nível do Rio Acre registrou a marca de 1,78 metro, a menor cota já registrada no período, explica o gestor. “É a pior situação que a gente já enfrentou de seca do Rio Acre? Para esse período é. O Rio Acre já teve mais baixo do que está agora, mas não no mês de junho. Ele fica normalmente com a cota menor em julho, agosto para frente.

Em Rio Branco, 73 localidades rurais já foram afetadas pela seca, bem como parte dos bairros da zona urbana. A prefeitura já beneficia 31 localidades rurais com abastecimento de água potável para consumo humano e trabalha assiduamente na captação e tratamento de água na zona urbana.

Durante a assinatura do decreto de situação de emergência, o prefeito Tião Bocalom também vai lançar a Operação Estiagem.

Sair da versão mobile