Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Primeira semana de junho será quente e sem chuvas no Acre; friagem deve vir na 2ª quinzena do mês

A primeira semana de junho de 2024 será marcada pelo tempo bom, com muito sol, calor durante o dia, mas sem excesso, e noites amenas, no Acre. Essa é a previsão do pesquisador Davi Friale, que afirma que, pelo menos até o próximo domingo, não deve chover, tampouco chegar uma nova onda polar ao Estado.

“Não haverá condições atmosféricas favoráveis a chuvas, porém, caso ocorram, serão rápidas e apenas em alguns poucos pontos isolados”, afirma Friale.

Segundo a previsão, as temperaturas máximas ficarão entre 31 e 34ºC, podendo, em alguns municípios, atingir 35°C. As mínimas, que ocorrem ao nascer do Sol, estarão oscilando entre 18 e 21ºC, em Rio Branco, Brasileia e todo o vale do rio Acre, e entre 20 e 23ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e todo o centro e o oeste do estado.

“Os primeiros cinco dias de junho são marcados pelo pôr do Sol mais cedo em Rio Branco, às 17h16min, e em Cruzeiro do Sul, às 17h40min, mas ainda não são os dias mais curtos do ano, fenômeno que ocorre entre os dias 16 e 26 deste mês”, explica o pesquisador.

Já a partir da próxima semana, as noites começarão a chegar, cada dia, mais tarde.

Nas análises das condições atmosféricas e oceânicas atuais, feitas em 31 de maio, Friale projetou, para este mês de junho, chuvas abaixo da média e temperaturas dentro da normal climatológica para o mês, na maior parte do Acre.

“Deverão ocorrer incursões de ar frio polar, caracterizando friagem de moderada ou forte intensidade, principalmente na segunda quinzena do mês”,

Sair da versão mobile