Os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniram para mais uma assembleia, na manhã desta terça-feira, 25, para discutir sobre a análise da conjuntura nacional e local, e, consequentemente, um possível encerramento da greve.
Na ocasião, os docentes avaliaram a situação nacional e a indicação de saída coletiva, unificada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Além de discutir sobre as pautas locais referentes às problemáticas do Colégio de Aplicação.
A representante do comando local de greve, professora Raquel Ishii, conta que foi aprovado em assembleia, por 53 a 26 docentes, que a greve permaneça até que gestão superior, ou seja, a reitoria assine os termos de acordo da pauta local, que foram discutidos nas três últimas mesas de negociação.
“Se a administração assinar hoje, a greve acaba na quinta-feira, 27, na nossa próxima assembleia, quando a gente vai se reunir para deliberar o retorno das atividades. Então, há um condicionante que agora está nas mãos da gestão superior definir os rumos da nossa greve”, disse Raquel.
Durante a assembleia foi abordado que mesmo as reivindicações não terem sido atendidas em sua totalidade, é notável que avanços aconteceram e isso é uma vitória do movimento grevista.