Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Programa Opera Acre impulsiona Saúde realizando mais de 90 cirurgias no fim de semana em todo o estado

No Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, seis pacientes realizaram cirurgias ginecológicas. Foto: cedida

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), tem demonstrado um compromisso sólido em atender às necessidades dos pacientes e aprimorar os serviços médicos em todo o estado. Um dos projetos de destaque é o programa Opera Acre, uma iniciativa dedicada a reduzir o tempo de espera e as filas reprimidas na área da saúde.

No Hospital Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro, foram realizadas no sábado, 15, consultas cardiológicas para risco cirúrgico, atendendo 22 pacientes. E foi realizado, estendendo-se ao domingo, 15, um mutirão com 40 procedimentos cirúrgicos em cirurgia-geral.

No Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, o mutirão de cirurgias ginecológicas atendeu 25 pacientes. Já em Cruzeiro do Sul, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, 6 pacientes realizaram cirurgias ginecológicas, e em Senador Guiomard, no Hospital Dr. Ary Rodrigues, 20 pacientes passaram por cirurgias ginecológicas e gerais, totalizando 91 cirurgias em todo o estado, em apenas dois dias.

“O Opera Acre é uma demonstração clara de nosso compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis”, enfatizou Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatiza o impacto positivo do programa: “O Opera Acre é uma demonstração clara de nosso compromisso em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis. Estamos determinados a reduzir o tempo de espera e garantir que cada paciente receba o atendimento necessário. Este programa é essencial para fortalecer nosso sistema de saúde e melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

O farmacêutico responsável pelo Centro Cirúrgico do Hospital Manoel Marinho Monte, João Martins, também  analisou a importância do programa. “O Programa Opera Acre não pensa apenas em reduzir filas, mas garante que as pessoas recebam cuidados médicos mais rapidamente. Muitas pessoas estavam em filas aguardando procedimentos que antes eram realizados apenas em Rio Branco. O programa trouxe conforto aos pacientes, que agora podem realizar cirurgias perto de casa, em Plácido de Castro. Além disso, recebemos pacientes de Acrelândia e Capixaba, mostrando que a saúde está chegando mais perto da população”.

No Hospital Manoel Marinho Monte, em Plácido de Castro, mutirão realizou 40 procedimentos de cirurgia-geral. Foto: cedida

O programa de cirurgias tem desempenhado um papel fundamental no avanço da saúde do estado, focando em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, proctologia, cirurgia-geral, de cabeça e pescoço e cardiológicas, entre outras.

Tarcísio Brito, que acompanhou sua esposa Maria Alenilsa Araújo durante procedimento cirúrgico, também expressou sua gratidão. “A comunidade de Plácido de Castro tem muito a agradecer por esse programa, que faz com que várias cirurgias ocorram mensalmente em nosso município. Isso evita o deslocamento para a capital e melhora a vida dos moradores. Só tenho a agradecer ao governo do Estado, à Secretaria de Saúde e à equipe do Hospital Manoel Marinho Monte”, afirmou.

Com iniciativas como o Opera Acre, o governo estadual reforça seu compromisso com a saúde pública, proporcionando atendimento de qualidade e facilitando o acesso da população aos serviços médicos essenciais.

 

Sair da versão mobile