Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto ‘Canto da Esperança’ é encerrado com sucesso em escolas públicas de Rio Branco

O projeto de canto coral ”Canto da Esperança” teve seu encerramento na terça-feira, 18, na escola Roberto S. Mubarac – 6 de agosto, e na quarta-feira, 19, na escola Sebastião Pedrosa – Comara), “com sucesso’, declarou Dinho Gonçalves, coordenador do projeto.

Canto da Esperança, financiado pela Fundação Elias Mansour, foi resultado de uma emenda parlamentar do deputado Wendy Lima e teve a FETAC – Federação de Teatro do Acre – como realizadora. O projeto, que previa dois cursos de canto coral com alunos de escolas públicas, aconteceu na 6 de agosto, com alunos do fundamental da escola Roberto S. Mubarac; e na Comara, com alunos do ensino médio da escola Sebastião Pedrosa.

Com uma carga horária de 24h/a, cada turma, cerca de 25 alunos de cada escola, puderam vivenciar, experimentar, exercitar, cantar músicas da MPB sob os olhares e orientações atentos da professora Kelliane Gomes, dos professores André Dantas e Sandoval França, que, desde março, com encontros semanais, desenvolveram esse projeto que, segundo Lenine Alencar, presidente da FETAC, foi um sucesso, pois descobriu-se muitos talentos “escondidos” nas escolas, nos bairros.

Para Kylrio Farias, professor de Arte, na escola Sebastião Pedrosa, esse projeto foi muito importante, porque mostrou aos discentes que a arte, e nesse caso, a arte musical, necessita de um processo para acontecer. E todo o curso foi um processo investigatório das competências individuais e das inúmeras possibilidades de repertório.

Já a professora Giullia Anastácio, da Roberto S. Mubarac, afirmou que o curso extrapolou o objetivo principal que era trazer conhecimento sobre música, pois desde o início do ano, quando começaram as aulas; logo após a alagação da escola; foi perceptível que o comportamento dos alunos teve uma melhora significativa.

As gestões das duas escolas e os alunos agradeceram a FETAC por realizar esse projeto e foram unânimes e taxativos no que se refere a pedir repeteco.

Sair da versão mobile