Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco recebe nota máxima em ranking do Tesouro Nacional e fica em 10º lugar entre as capitais

Foto: Assis Lima

A capital acreana, Rio Branco, conquistou nota A no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O selo 2024 valida o grau de confiabilidade em todas as informações contábeis enviadas ao Tesouro em 2023, assegurando a nota máxima para os municípios que apresentam acertos acima de 95%.

A capital acreana marcou 95,14% no ano passado e conseguiu subir oito colocações no ranking em um ano, emplacando a 10ª posição entre as capitais do país. Em 2022, Rio Branco havia recebido nota B, após apresentar 87,50% de acertos.

A avaliação para o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

São atribuídas notas com percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais dos Estados. Essas notas que vão de A a E, atribuídas pelo Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – ICF.

O Acre recebeu, pelo segundo ano consecutivo, nota B no levantamento. Conforme os dados, o estado marcou 92,25% em 2023 e se manteve na 18º posição no ranking entre os estados brasileiros.

Sair da versão mobile