Iniciada as produções em agosto de 2022, em Cruzeiro do Sul, no Acre, a nova série do Disney Plus, Tarã, terá sua estreia em 17 de julho. A série é protagonizada pela apresentadora Xuxa Meneguel e retrata uma ficção com fantasia e luta em defesa da natureza ambientada na Amazônia.
A série teve sua produção feita em dois lugares, uma parte na cidade de Cruzeiro do Sul, em uma propriedade às margens do Igarapé Preto e no Rio Crôa, e outra em São Paulo, onde foi montada uma cidade cenográfica.
A produção teve participação de indígenas e não indígenas de Cruzeiro do Sul, que atuaram no elenco de apoio e de figuração. A cidade cenográfica foi utilizada em ambas regiões e foi desmontada e remontada em São Paulo. Anasildo Siqueira, o Nazim do Crôa, da etnia Shawandawa, participou da montagem no Acre e em São Paulo.
O cineasta Sérgio de Carvalho comemora o trabalho feito no Acre e enfatiza sobre a grandiosidade da produção, na qual poderá ser visto todo o trabalho que os acreanos se propuseram a fazer.
Sobre o enredo
A série Tarã traz uma aventura fantasiosa sobre a lenda de um povo que vive na Floresta Amazônica, retratando sua história, profecia e o legado de cuidado com a natureza.
Na história, o planeta Terra está passando por sérios desafios ambientais e somente Gaia ( vivida pela atriz indígena Ywyzar Guajajara), ao lado de sua mãe, Ylla (vivida por Xuxa) e seus amigos, pode salvar a humanidade da extinção.