Em apoio às ações do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), foi realizada uma operação conjunta das forças de segurança do Estado no Complexo Penitenciário de Rio Branco neste sábado, 1º de junho. A operação incluiu rondas tanto na parte interna quanto no entorno dos presídios.
Participaram da operação a Polícia Penal e suas divisões especializadas, como a Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Divisão do Serviço de Operações e Escolta (DSOE), Divisão de Operações com Cães (DOC) e o Grupo de Operações Especiais (GPOE). Além disso, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Grupo Especial de Fronteiras (Gefron), Polícia Civil e Polícia Militar também estiveram presentes.
Marcos Frank Costa, delegado de Polícia Civil e presidente interino do Iapen, explicou que a operação faz parte das ações contínuas do governo do Estado para melhorar a segurança no sistema penitenciário. “Já havia um planejamento para fortalecer a segurança pública no sistema penitenciário. Estamos verificando o emprego da aeronave dentro do complexo, com pouso em pontos estratégicos, mostrando que é possível utilizar essa estratégia caso haja necessidade”, destacou Frank.
Tiênio Costa, diretor operacional do Iapen, afirmou que o objetivo principal é fortalecer as ações já em andamento, agora com o apoio ampliado das forças de segurança do Estado. “Estamos intensificando as rondas internas e externas nos presídios”, afirmou Costa.
O coronel Sérgio Albuquerque, coordenador do Ciopaer, destacou a versatilidade da aeronave utilizada na operação. “Nossa aeronave pode pousar em qualquer lugar e sobrevoar áreas estratégicas, facilitando a observação de qualquer movimentação suspeita. O helicóptero é extremamente versátil e pode ser utilizado de várias maneiras”, explicou Albuquerque.
Ao final da operação, Marcos Frank reuniu as forças de segurança participantes para agradecer a colaboração e ressaltar a importância do trabalho integrado para fortalecer a segurança pública do Acre e beneficiar toda a sociedade.