Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após pedido de estudante acreano, MEC trabalha em elaboração de prova do Enem adaptada para pessoas com autismo

A deputada federal Socorro Neri se reuniu com o Ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde desta quarta-feira, 19, para tratar da adaptação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A agenda faz parte das ações da parlamentar para garantir que os estudantes com TEA tenham uma prova acessível, respeitando as especificidades, e uma linguagem simples e visual, para que eles tenham igualdade de oportunidades.

Socorro Neri e o ministro da Educação (Foto: Ascom Socorro Neri)

“Nós fizemos um bom debate, no qual o ministro Camilo Santana deu uma resposta rápida quanto à atuação do Ministério e aos esforços que o órgão vai fazer em defesa dessa pauta, juntamente com o responsável pela elaboração da prova, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]”, destacou Socorro Neri.

A iniciativa foi inspirada pelo pedido de Davi Pereira, um jovem autista do 3º ano do Ensino Médio de Rio Branco, Acre. Na ocasião, Camilo Santana fez questão de se dirigir ao jovem, em vídeo.

“Primeiro, quero deixar um grande abraço para você, Davi. Quero agradecer à deputada Socorro Neri por trazer essa pauta e dizer que já estamos trabalhando, junto com o Inep, levantando vários aspectos para oferecer uma prova específica para pessoas com TEA”, disse.

Sair da versão mobile