Proliferam os títulos que se tornam autênticos fenómenos no competitivo mundo dos eSports. Milhões de jogadores e entusiastas de todo o mundo reúnem-se em torno destes jogos, que têm atrativos diferentes entre eles.
Aqui, vamos destacar cinco dos eSports mais populares atualmente, e como vai poder perceber são diferentes entre si, mas têm algo em comum – as enormes bases de fãs.
Counter-Strike 2
Embora tenha sido lançado apenas no ano passado, Counter-Strike 2 parte do sucesso da série Counter-Strike sendo uma versão muito aprimorada e atualizada de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Os Major são os maiores campeonatos de CS.
Deste modo, não só os jogadores transitaram automaticamente para o novo título sem necessidade de uma adaptação de maior, como também se manteve o importante mercado de skins CS:GO com o fenómeno do CSGO Trading P2P associado – um dos grandes segredos do seu êxito.
É um jogo de tiro em primeira pessoa, habitualmente jogado em equipa. As habilidades estratégicas, de trabalho em equipa e, claro, a precisão do tiro e posicionamento tático são essenciais.
Na equipa dos contra-terroristas, o objetivo é tentar impedir os terroristas de detonar a bomba ou manter reféns em cativeiro durante mais do que determinado tempo. Na equipa inversa, os objetivos são os contrários (ou eliminar primeiro todos os contra-terroristas).
Ainda assim, há milhões de jogadores amadores em todo o mundo que se juntam aos profissionais de eSports – amadores esses que podem, claro, participar na compra, venda e troca de skins. É um mercado de comércio que acrescenta outro ponto de atratividade e diversão, dando a chance de personalizar as armas com elementos únicos.
League of Legends
Com a assinatura da Riot Games, League of Legends é outro dos grandes títulos de eSports – com quase duas centenas de milhões de jogadores ativos todos os meses.
Trata-se de um jogo multiplayer online battle arena, em que duas equipas de cinco jogadores lutam em combate jogador contra jogador (PvP). O objetivo é ocupar e defender a sua parte do mapa, e cada um dos jogadores controla uma personagem («campeão») com as suas próprias técnicas e habilidades. Uma equipa ganha quando destrói a estrutura «Nexus» adversária.
Apesar de ter uma jogabilidade um tanto desafiante e complexa, requerendo amplo conhecimento estratégico e dos adversários, LoL atrai milhões de jogadores e de entusiastas por todo o mundo – como comprovam anualmente os Campeonatos Mundiais, com mais de uma dezena de milhar de espectadores a assistirem ao vivo às finais.
Fortnite
Fortnite pode não ter os torneios globais de outros jogos nesta lista, mas não deixa de granjear uma enorme popularidade e de ser dos eSports mais bem-sucedidos da atualidade. É um título da Epic Games.
Em particular o modo Battle Royale tem muitos entusiastas: é um jogo de luta grátis para jogar, em que até 100 jogadores combatem para ser o último a sobreviver. Pode participar-se individualmente, em duo ou equipas de três e quatro jogadores habitualmente.
Com jogabilidade rápida e acessível, o modo Battle Royal teve mais de dez milhões de jogadores só nas suas duas primeiras semanas após o lançamento.
Mas há muitos outros modos de jogo – cinco deles geridos diretamente pela Epic Games e respetivas subsidiárias – o que garante que Fortnite tem fãs de muitos espectros. Há até um modo com base em Lego (Lego Fortnite) e outro que é um jogo de corridas (Rocket Racing).
Apex Legends
Apex Legends é outro jogo de battle royale, mas desta feita desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts.
Os jogadores formam equipas de dois ou três elementos, selecionando personagens («Lendas») com diferentes habilidades. O cenário é um universo de ficção científica.
Desde cedo que Apex Legends teve o seu potencial de eSport reconhecido. Uma das maiores séries de torneios, gerido pela própria Respawn Entertainment com a EA, trata-se da Apex Legends Global Series.
O formato inclui qualificações de pré-época, ronda de repescagem (Last Chance Qualifiers) e finais, para além de dois escalões secundários – os Challenger Circuits. O valor total dos prémios atribuídos superou os cinco milhões de dólares na temporada 2022/2023.
Valorant
Fechamos esta lista com Valorant, da Riot Games. Tal como Counter-Strike, é um jogo de tiro tático, mas também tem elementos, por exemplo, de LoL ao controlar personagens com habilidades diferentes.
Rapidamente Valorant se estabeleceu como um forte título no panorama dos eSports, com uma grande base de jogadores e de fãs.
Há diferentes game play e até um spin-off para dispositivos móveis. Estima-se que existam 17 a 19 milhões de jogadores ativos em todo o mundo, mas também os torneios presenciais da Riot Games envolvem milhares de pessoas – os Valorant Champions Tour.