Um problema durante uma atualização de software da empresa CrowdStrike causou um apagão global em diversos serviços, incluindo transporte, saúde, finanças, telecomunicações e mídia, nesta sexta-feira (19/7). Usuários se depararam com um bug no Windows 10 que exibiu a famosa “tela azul da morte”.
A causa da interrupção ainda está sendo investigada, mas parece estar afetando computadores com Windows globalmente. Problemas foram relatados em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia e Brasil.
A tela azul da morte, também conhecida como erro de tela preta ou erro de código STOP, pode ser causada por problemas de hardware ou software. Ela faz com que o Windows seja desligado ou reiniciado inesperadamente para prevenir problemas maiores.
É comum que apareça a mensagem: “O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”, ou algo semelhante na tela quando esse problema ocorre, segundo a Microsoft.
Na maioria das vezes, é necessário reiniciar o computador para evitar mais problemas.
A resolução do erro é feita em etapas, como verificar se há problemas no hardware ou se há atualizações pendentes para drives. Se a tela azul persistir, pode ser necessário até mesmo reinstalar o Windows.
Esclarecimentos
A empresa de segurança de TI Crowdstrike publicou uma mensagem telefônica gravada nesta sexta-feira (19/7) informando que estava ciente de relatos de travamentos no sistema operacional Windows da Microsoft relacionados ao sensor Falcon.
“Obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. A Crowdstrike está ciente de relatos de travamentos no Windows relacionados ao sensor Falcon”, dizia uma mensagem pré-gravada.
Por Metrópoles