Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), foi realizado nesta quarta-feira (17), no auditório da Federação das Indústrias (FIEAC), o lançamento do Novo Programa Brasil Mais Produtivo no estado do Acre.
Com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o programa busca elevar a produtividade e promover a transformação digital em micro, pequenas e médias empresas industriais de todo o país.
Junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae) atua como um dos executores das atividades do programa no estado, ofertando consultorias, acompanhamento individualizado, soluções para otimização de processos, aumento de faturamento e promoção da transformação digital nas empresas inscritas na plataforma.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Acre, Vandré Prado, representou a instituição e destacou o compromisso em transformar os desafios da região acreana em oportunidade através do programa. “Nossa localização muitas vezes nos afasta dos centros, mas nós estamos ao lado de países fronteiriços, com interesse em comprar aquilo que podemos produzir, e o Sebrae vai atuar com muito empenho e dedicação para que o programa apresente resultados”.
Para o diretor regional do Senai e superintende do SESI, César Dotto, a plataforma de produtividade – desenvolvida pelo Programa – é a porta de entrada no desenvolvimento das empresas. “É pela plataforma que as empresas terão acesso aos materiais, cursos e ferramentas, podendo elevar assim a produtividade e a digitalização, além de um espaço para registro de demandas”.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Serviços, Geraldo Alckmin, deixou uma mensagem em vídeo aos participantes, apresentada durante o evento, e destacou o apoio do Governo Federal, que destinou R$ 2 bilhões para o programa. O representante do BDNES, Márcio Magnon, e o gerente regional da Finep, Rodrigo Lima, também participaram do evento de forma remota.
Participaram representantes das instituições parceiras, empresários e profissionais do setor industrial para promover o programa e desenvolver o território acreano.