As campanhas eleitorais nos municípios iniciam no dia 16 de agosto. Segundo a legislação, dois profissionais são indispensáveis para quem pretende se candidatar neste período: o contador e o advogado. São esses personagens que fazem a prestação de contas e representam os pleiteantes a um cargo político. Pensando nessa abertura bianual de mercado, a Subseção da OAB do Vale do Juruá promoveu na última quinta-feira, 18, um curso sobre prática eleitoral para os profissionais da advocacia, na sede da instituição.
O curso foi planejado pela diretoria da Subseção desde o último pleito eleitoral, em 2022, a pedido dos advogados que atuaram como assessores jurídicos de candidatos naquele ano. Para ministração foram convidados os advogados especialistas em Direito Eleitoral, Marcos Paulo Gomes e Armando Dantas Nascimento. O evento foi realizado de forma gratuita e a adesão da advocacia, com mais de 30 cursistas, surpreendeu a organização.
Segundo a presidente da OAB Juruá, Cilene Alencar, as qualificações são uma das formas da instituição dar retorno à classe. “O curso foi um sucesso! Escolhemos uma metodologia que fosse da forma mais prática possível, para que os advogados já pudessem atuar nestas eleições”. A presidente aproveitou para estender os agradecimentos à advogada Marina Belandi, que fez a indicação dos profissionais e colaborou com a capacitação.
Professor de Direito e advogado, Marcos Paulo salientou o interesse dos profissionais da região em atuar na área eleitoral. “Houve uma grande adesão de advogados. O curso foi excelente, sobretudo com as eleições que estão chegando e que exigem grande atuação da advocacia. Era um anseio do Juruá por eventos como esse”, finalizou o palestrante.
Paulo Santiago
D’santi – Escritório de Comunicação