Após um serviço paliativo, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou que conseguiu normalizar a captação de água na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), após um colapso estrutural ocorrido na manhã dessa quarta-feira, 24.
O rompimento total da estrutura de captação interrompeu o fornecimento de água por mais de 11 horas, causando transtornos em diversas áreas da cidade.
De acordo com Enoque Pereira, diretor do Saerb, a captação foi restabelecida duas horas antes do previsto, com o sistema voltando a operar às 21h30 dessa quarta.
“Desde as 10 horas da noite, a captação foi normalizada, e estamos tratando 960 mil litros por segundo. A água já está sendo bombeada para os reservatórios e bairros”, afirmou Pereira.
A previsão é que o abastecimento seja completamente normalizado até o final de semana, embora algumas áreas possam ter uma chegada gradual da água devido à intermitência na distribuição.
A ETA II é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% dos bairros de Rio Branco. Vídeos que circularam nas redes sociais nessa quarta mostram o momento que a estrutura desabou e a água escorrendo pelo terreno. Uma das hipóteses para o incidente seria a erosão no local.
Entre as áreas afetadas estão Segundo Distrito, Calafate, Portal Ipê, Tangará, Manoel Julião, Bairro da Paz, Joafra, Mocinha Magalhães, Tucumã, Universitário, entre outras.