Cerca de 15 mil moradores afetados pela cheia histórica do Rio Acre e a enxurrada dos igarapés em Rio Branco já podem sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) calamidade, desde o último sábado, 13.
O prazo para fazer a retirada do benefício vai até o dia 22 de agosto. Para poder sacar, o trabalhador precisa ter saldo positivo no FGTS, comprovar que foi afetado pela enchente e não ter feito nenhuma movimentação nos últimos 12 meses no benefício.
A solicitação é feita pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal. Em maio, a Caixa e a Defesa Civil de Rio Branco fizeram um mutirão para atendimento os moradores afetados pela enchente e auxiliar na solicitação do benefício.
A enchente histórica na capital acreana, atingiu mais de 70 mil pessoas, segundo previsão da Defesa Civil Municipal.
A Defesa Civil Municipal informou que, que a partir da próxima segunda-feira (22), uma equipe vai estar disponível para fornecer apoio em parceria com a Caixa Econômica Federal, para a instalação do aplicativo do FGTS, modo de utilização do aplicativo e outras orientações para o saque do benefício.
O valor máximo de saque permitido é de R$ 6.220. Essa iniciativa visa proporcionar um alívio financeiro imediato às famílias que sofreram com as enxurradas, facilitando a recuperação dos danos causados.
“Foi feito todo um processo, aprovado pela Caixa Econômica e foi liberado, sendo que a Caixa Econômica Federal vai auxiliar, juntamente com a Defesa Civil, aqui na Defesa Civil, a partir de segunda-feira, 22 de julho, até 9 de agosto”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel José Gláucio.