O pesquisador Davi Friale informou que nesta segunda-feira, 29, foi registrado novo recorde de baixa umidade do ar do ano na capital acreana. O percentual chegou a 25% ao meio-dia, um clima considerado desértico.
Friale reiterou ainda que, na terça-feira, 30, mais uma onda polar – a 11ª do ano – traz mais ar seco. “Deixando os dias com umidade relativa do ar ainda mais baixa e temperaturas diurnas mais altas, durante toda esta semana”, esclareceu.
Ainda de acordo com Friale, na terça-feira, 30, os ventos estarão intensos na direção sudeste, com rajadas que podem passar de 40km/h. “Em alguns pontos e momentos, deixando o dia bastante ventilado. Não será uma friagem, mas as noites ficam amenas, com temperaturas mínimas, ao amanhecer de quarta-feira, entre 16 e 19ºC, mas, somente, em Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira e municípios vizinhas a estes. No centro do Acre e no vale do Juruá, praticamente, não haverá redução das temperaturas”, disse.
A partir da quinta-feira, 1º, durante o dia – com ênfase na parte da tarde, as temperaturas oscilarão entre 35ºC e 38ºC em todo o estado. “Podendo ocorrer registros de novos recordes do ano”.
Ao final, o pesquisador alerta quanto a umidade baixíssima do ar nesta semana. “Com percentuais mínimos, na parte da tarde, a partir de quarta-feira, entre 20% e 30%, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana. No entanto, não está descartada a possibilidade de atingir percentuais ainda menores, entre 15% e 20%, caracterizando o estado de alerta para a saúde”.
Com umidades baixíssimas, não há perspectiva de chuvas nesta semana.