A greve na Universidade Federal do Acre (Ufac), que já se estendia há 61 dias, teve seu fim com a deliberação feita pelos docentes em assembleia extraordinária nesta quarta-feira, 03. Segundo a instituição, a reunião para discutir a reorganização do calendário acadêmico acontece na próxima terça-feira, 09.
Mediada de uma série de embates entre o comando local de greve docente e a reitoria, os professores insistiram em buscar uma resposta da administração superior em relação às pautas previstas nos termos de compromissos acordados na mesa de negociação, tendo em vista que a reitora, Guida Aquino, não assinou nenhum dos termos e recusou todas as tentativas do movimento grevista.
O movimento deu início à greve no dia 29 de abril, reivindicando pautas como a reestruturação da carreira, recomposição salarial e orçamentária, e revogação de normas aprovadas nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Além disso, os docentes buscavam também a recomposição no quadro de servidores e um longo debate no que diz respeito a políticas de combate ao assédio moral dentro da universidade e no Colégio de Aplicação, bem como melhorias internas da escola.