Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com previsão de realizar mais de 14 mil exames, mutirão da Saúde quer reduzir filas no Acre

O governo do Acre iniciou um mutirão de exames de imagem, com a meta de realizar mais de 14 mil procedimentos para reduzir as filas de espera na saúde pública. A ação, lançada neste sábado, 20, pela Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), visa atender pacientes de todo o estado e inclui exames como endoscopia, eletroencefalograma com sedação, Doppler arterial e venoso, ultrassonografia geral, eletrocardiograma com sedação, ecocardiograma e endoscopia.

Com um investimento de R$ 5 milhões, provenientes de emenda da deputada federal Socorro Neri, o mutirão também engloba programas específicos, como a realização de vasectomias para 40 pacientes e atendimentos oftalmológicos para outros nove pacientes.

Durante o evento de lançamento, Maria da Liberdade Brás de Moura, uma dona de casa de 39 anos, aguardava para realizar uma endoscopia. “Muito bom que abriram esse mutirão, creio que muitas pessoas estão felizes por realizarem muitos exames aqui hoje. Estou investigando uma gastrite, hoje já vou fazer o exame e iniciar meu tratamento. Muito bom a gente vir e já ser atendida”, disse Maria.

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou a importância de expandir o mutirão para outras regiões do estado. “O nosso objetivo é que essas ações que estão iniciando hoje se transformem em algo constante, assim como os mutirões de cirurgia. Estamos empenhados para levar todas as ações que estão acontecendo aqui aos outros municípios”, afirmou Pascoal.

Sair da versão mobile