14 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Em 18 meses, Mais Médicos cresce 44,37% no Acre

Médicos e médicas em atividade se concentram em regiões onde há escassez ou ausência de profissionais de saúde. Novo edital vai contratar mais 3,1 mil profissionais.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/07/2024 - 14:09
Em 18 meses, Mais Médicos cresce 44,37% no Acre
Manda no zap!CompartilharTuitar

O estado do Acre registrou crescimento de 44,3% no número de profissionais em atividade no programa Mais Médicos. Em 18 meses, segundo dados divulgados pelo Governo Federal, o total saltou de 151 para 218. Do total de médicos e médicas ativas no Acre, 206 são brasileiros (94,49%), 51,83% são mulheres; 108 profissionais têm entre 30 e 39 anos. Há uma vaga do programa ocupada por indígena, enquanto 34,86% são brancos e 44,04% são pretos ou pardos.

Quanto ao tipo de equipe e onde estão alocados os profissionais do Mais Médicos, 195 integram equipes de Saúde da Família, enquanto 195 estão em área de médio, alto ou muito alto Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS).

A capital Rio Branco registrou crescimento de 45%. A cidade conta agora com 68 médicos e médicas — recebeu 21 novos profissionais entre janeiro de 2023 e junho de 2024. Em dezembro de 2022, eram 47.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

NACIONAL — Em dezembro de 2022, 12.843 profissionais estavam na ativa. Desde 2023, com a recomposição, o Governo Federal quase dobrou a quantidade de profissionais e implementou melhorias no modelo.

No início de julho, o Ministério da Saúde anunciou um novo edital para a contratação de 3,1 mil profissionais. A seleção traz, de forma inédita, vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.

“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia ainda 12 mil médicos. Com esse edital, nós retomamos a meta dos 28 mil médicos. Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do Governo Federal. Cumprimos, assim, a nossa visão de inclusão”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O Mais Médicos integra um conjunto de ações e iniciativas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

O programa existe para enfrentar também desigualdades regionais. Leva médicos a regiões onde há escassez ou ausência de profissionais e investe na qualificação e formação, no intuito de resolver a questão emergencial do atendimento básico, mas também criando condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

Infográfico 1 | Quadro de crescimento do programa Mais Médicos no país, nos últimos 18 meses
Infográfico 1 | Quadro de crescimento do programa Mais Médicos no país, nos últimos 18 meses

REGIÕES — Quando considerados os números absolutos de médicos e médicas do programa, o Nordeste é a região com maior número de vagas ocupadas (8.362), seguido do Sudeste (7.435). Por estado, os três com maior número de profissionais são São Paulo (3.288), Minas Gerais (2.219) e Bahia (2.127).

Também são destaques os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Há distritos, como o Yanomami, em Boa Vista (RR), que em dezembro de 2022 contava com oito profissionais do Mais Médicos. Em junho de 2024 são 36 ativos (crescimento de 350%). No Mato Grosso do Sul, o DSEI saltou de oito (em dez/22) para 39 profissionais ativos em junho de 2024 (crescimento de 387,5%).

QUEM SÃO — Do total de médicos e médicas ativos, 22.965 são brasileiros (92,25%), 53,45% são mulheres; quase 12 mil profissionais têm entre 30 e 39 anos. Há 88 vagas do programa ocupadas por indígenas, enquanto 36,54% são pretos ou pardos e 53,98% são brancos. Quanto ao tipo de equipe onde estão alocados os profissionais do Mais Médicos, 24.243 integram equipes de Saúde da Família (eSF) e 14.942 estão em regiões de médio, alto ou muito alto Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS).

Por Governo Federal

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ifac assina termo de compromisso com Incra para oferta de cursos

Próxima Notícia

Longa acreano ‘Noites Alienígenas’ concorre a seis indicações do Prêmio Grande Otelo

Mais Notícias

Decoração natalina segue durante o mês de dezembro. Foto: Alefson Oliveira/Secom
5º destaque

Centro de Rio Branco recebe programação natalina com corais, música e apresentações para toda a família neste sábado

13/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
3º destaque

Coral da Cidade do Povo embala a noite de sábado no Natal de Vida, Esperança e Dignidade

13/12/2025
Foto: Marcos Araújo/Secom
6º destaque

Domingo tem ônibus gratuito para a Praça da Revolução; veja as datas da tarifa zero em Rio Branco

13/12/2025
Foto: Reprodução/Pixabay
Destaques Cotidiano

Tem duas fontes de renda? Receita Federal orienta como calcular a isenção do Imposto de Renda em 2026

13/12/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre tem 4º pior índice de desnutrição infantil do país, aponta ranking nacional

13/12/2025
© Ralf Vetterle/Pixabay
Geral

Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes

13/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Longa acreano 'Noites Alienígenas' concorre a seis indicações do Prêmio Grande Otelo

Longa acreano 'Noites Alienígenas' concorre a seis indicações do Prêmio Grande Otelo

Novo projeto sobre dívida de estados prevê entrega de ativos

Novo projeto sobre dívida de estados prevê entrega de ativos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre