O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Caop Saúde-ID), e da Promotoria de Justiça Cível de Feijó, se reuniu na sexta-feira, 5, com a Diretoria de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), para tratar da situação da regulação de pacientes.
A reunião contou com a presença da coordenadora do Caop Saúde-ID, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, da promotora de Justiça Bianca Bernardes, e da diretora de Regulação da Sesacre, Sóron Steiner.
Na oportunidade, as integrantes do MPAC apresentaram as demandas da população relacionadas à regularização de pacientes nas unidades de saúde da região.
Ficou estabelecido que a Sesacre irá ministrar um curso de capacitação nos municípios de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, visando alinhar a comunicação entre os médicos reguladores, assistentes e a Central de Regulação, incluindo a melhora na interação com as famílias.
“Saímos da reunião com um alinhamento de expectativas e ações concretas para melhorar a regulação dos pacientes na região, um aspecto crucial que precisamos abordar. Nos últimos anos, tratamos de outras questões como reformas estruturais, provisão de materiais e insumos, e a contratação de profissionais de saúde, e agora, o nosso objetivo é avançar também na regulação”, concluiu a promotora Bianca Bernardes.