Na mágica noite deste sábado, 20, o Arraial Cultural, promovido pelo governo do Estado do Acre, ganhou ainda mais vida no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco. Em meio às luzes coloridas e ao som das sanfonas, a festa começou com uma apresentação vibrante do grupo Maracatu Pé Rachado, trazendo o ritmo contagiante de Pernambuco para aquecer os corações acreanos.
O grupo Maracatu Pé Rachado, fundado em 2017, foi a primeira atração da noite, e não decepcionou. A integrante Nathania Oliveira explicou que a apresentação foi uma amostra do resultado da oficina de maracatu, parte do projeto Maracatu Aproximando Baques – 2ª Edição. A oficina, ministrada por Rumenig Dantas e Lany Moura, membros da centenária Nação Porto Rico de Recife, trouxe uma autenticidade inegável ao espetáculo.
“Somos o único grupo de maracatu atuante em Rio Branco e estamos muito felizes em abrir o Arraial Cultural deste ano”, disse Nathania. Com 26 integrantes, o Maracatu Pé Rachado não só faz apresentações como também promove oficinas e ensaios abertos todos os sábados na Escola de Música, convidando a comunidade a se juntar e aprender mais sobre essa rica tradição cultural.
A performance do Maracatu Pé Rachado foi um verdadeiro show de cores, sons e movimentos. Os tambores ressoaram pelo espaço, acompanhados pelo ritmo cadenciado e hipnotizante dos dançarinos, todos trajados com roupas tradicionais e adornados com coroas e fitas coloridas. O público, composto por crianças, jovens e idosos, não conseguiu conter a empolgação e se uniu ao grupo, batendo palmas e dançando ao ritmo do maracatu.