O governo do Acre, por meio da Agência de Negócios do Estado (Anac S.A.), assinou nesta segunda-feira, 29, contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC), para a abertura de 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional.
A parceria prevê a realização de nove cursos de qualificação profissional: Rotinas de Lançamento e Monitoramento Contábil, Rotinas de Apoio Administrativo às áreas Contábil e Financeira, Processos Administrativos em RH e DP, Processos Administrativos na Produção e Logística, Planejamento e Monitoramento de Atividades Administrativas, Operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade, Logística Empresarial, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. As capacitações são voltadas, prioritariamente, a trabalhadores de empresas com CNPJ ativo. Havendo vagas remanescentes, poderão ser ampliadas à comunidade em geral.
Conforme edital a ser publicado nesta quinta-feira, 1º, as inscrições poderão ser feitas pela internet, no site do Senai DR/AC. A presidente da Anac, Waleska Bezerra, enfatizou que a iniciativa vem ao encontro dos objetivos da gestão Gladson Cameli, com foco no fortalecimento de negócios, geração de emprego e renda. “ Procuramos o Senai por ser referência, de ponta, no que se refere à qualificação profissional. Além dessa, há ainda muitas outras ações que queremos realizar”, disse Waleska, ao agradecer a parceria.
O diretor regional do Senai/AC, João César Dotto, falou sobre a importância do trabalho em parceria: “Casou como uma luva, esse momento do Senai com a Anac, fazer esse tipo de atendimento das demandas e necessidades das empresas. A gente firma esse contrato; no futuro, também pode levar outras ações através do Instituto Senai de Tecnologia.
Cursos já realizados
Com objetivo de dar suporte ao setor produtivo, os cursos realizados pela Anac são coordenados pelo Centro de Inovação e Qualificação para Negócios (CIQN). Neste novo ciclo, as novas vagas serão distribuídas em 25 turmas.
Em edição anterior, por meio de termo de cooperação com o Sesi, foram oferecidos cursos voltados à segurança do trabalho. As capacitações em NR 13, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos, e NR 35, com foco nos procedimentos a serem adotados durante trabalho em altura, alcançaram, ao todo, 319 trabalhadores de cinco empresas na capital e interior do estado.
A realização foi viabilizada por meio de recursos próprios do Estado e emendas parlamentares dos deputados André Vale, Wagner Felipe e Luis Tchê.