16 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo do Acre decreta situação de emergência em Rio Branco e Feijó devido a erosão fluvial

Decreto foi publicado na edição desta terça-feira, 30, do Diário Oficial do Estado e visa combater os danos causados pela erosão nas margens dos rios Acre e Envira.

Iryá Rodrigues por Iryá Rodrigues
30/07/2024 - 10:06
Foto: Lucas Oliveira/Seop

Foto: Lucas Oliveira/Seop

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Governo do Estado do Acre, por meio do Decreto nº 11.524, de 29 de julho de 2024, declarou situação de emergência nos municípios de Rio Branco e Feijó devido à erosão fluvial que tem afetado diversas áreas das cidades. O decreto, publicado na edição desta terça-feira, 30, do Diário Oficial do Estado, é válido por 180 dias.

Conforme a publicação, a decisão foi tomada após laudos geológicos e pareceres técnicos constatarem a erosão progressiva nas margens do Rio Acre, em Rio Branco, e do Rio Envira, em Feijó.

Em Rio Branco, segundo o decreto, a erosão tem causado o rompimento de calçadas e movimentação do calçadão, colocando em risco prédios históricos e construções vizinhas. Em Feijó, a erosão já resultou no desmoronamento de várias residências, também ameaçando outras construções na região.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os laudos apontam, ainda conforme o governo, que a alternância de períodos de cheias e secas, junto ao acúmulo de material sedimentar e detritos, tem contribuído para a formação de espaços vazios e movimentos de massa, aumentando o risco de desastres.

Medidas e ações imediatas

O decreto autoriza a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil a articular-se com autoridades federais, estaduais e municipais para planejar e coordenar ações de socorro às comunidades afetadas. A coordenadoria também será responsável por prestar assistência aos municípios atingidos e terá autonomia para ordenar despesas relacionadas às atividades de apoio.

Além disso, a administração pública estadual, tanto direta quanto indireta, está instruída a dar atendimento prioritário às demandas da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As ações incluem a instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, suporte logístico e outras medidas administrativas urgentes para restabelecer a capacidade de resposta do poder público.

O decreto também assegura que, em caso de risco iminente, as autoridades administrativas e agentes de defesa civil podem adentrar residências para prestar socorro ou determinar evacuações imediatas. Além disso, está autorizada a utilização de propriedade particular em situações de iminente perigo público, com garantia de indenização posterior ao proprietário, caso ocorra dano.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Em Xapuri, Polícias Civil e Militar prendem foragido da justiça

Próxima Notícia

Professor investigado por imitar macaco em samba no Rio é demitido

Mais Notícias

Foto: Reprodução
3º destaque

Advogado e um dos fundadores do PT no Acre, José Wilson morre aos 72 anos

16/01/2026
O carnaval de Rio Branco receberá R$ 1 milhão em investimentos do Governo Federal. Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Ministério do Turismo confirma repasse de R$ 1 milhão para o Carnaval de Rio Branco

16/01/2026
Foto: Walcimar Júnior
Geral

Rio Acre chega a 13,99 metros e está a apenas um centímetro do transbordamento em Rio Branco

16/01/2026
O acumulado de chuvas nas duas primeiras semanas do ano já superou o esperado para todo o mês de janeiro. Foto: Iryá Rodrigues
3º destaque

Acre segue sob alerta de chuvas fortes nesta sexta-feira, com risco de ventos intensos e alagamentos

16/01/2026
Foto: Marcos Araújo/Secom
Geral

Rio Branco concede isenção de IPTU para pessoas com TEA e famílias responsáveis; veja como solicitar

16/01/2026
Alagação em Feijó (Foto: Cedida)
Geral

Rio Envira volta a transbordar em Feijó e afeta mais de 600 pessoas; VÍDEO

16/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: reprodução/redes sociais

Professor investigado por imitar macaco em samba no Rio é demitido

Foto: Arquivo/Defesa Civil

Acre declara situação de emergência devido à seca e risco de desabastecimento de água

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre