O Índice Integrado de Seca (IIS3), do Boletim de Impactos de Extremos de Origem Hidro-Geo-Climático para o Brasil, aponta que, em junho, municípios do Acre apresentaram condições de seca severa. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira, 22, no site do Governo Federal.
Além do Acre, municípios Amazonas, Pará, Minas Gerais e São Paulo, onde também foram observados condições de seca extrema.
O relatório aponta ainda que 918 municípios do Brasil estão classificados com seca severa e 106 com seca extrema de acordo com o IIS3.
De acordo com a previsão de IIS-3 para o mês de julho, nota-se que as condições de seca poderão ser intensificadas nos estados das regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste. As condições de seca extrema são observadas no Estado de São Paulo, em regiões pontuais do Mato Grosso, na divisa do Pará com Tocantins, Minas Gerais e Paraná.
Em comparação com o mês de junho de 2024, observa-se uma diminuição das condições de seca extrema no estado de São Paulo. De acordo com a previsão, 70 municípios estão classificados com seca extrema, 1025 com seca severa, 1378 com seca moderada e 1114 com seca fraca.
Governo Federal