OMinistério da Saúde, por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), segue avançando com o projeto DenaSUS em Movimento. A iniciativa tem como objetivo reforçar a integração dos componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) e padronizar todo o processo de auditoria, conforme as novas diretrizes, para assegurar a continuidade das atividades. Nos dias 25 e 26 de junho, o Acre se tornou o 17º estado a receber a visita do DenaSUS.
A atividade foi conduzida pelas coordenadora-geral do SNA, Adelina Feijão, e pelas coordenadoras de Promoção do SNA, Patrícia Leal, e de Auditoria em Atenção Primária, Saúde Indígena e Temáticas de Saúde, Raimunda Carlos, todas do DenaSUS.
Durante a visita ao Acre, foram realizados encontros com representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Secretaria de Estado de Saúde local com o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Pedro de Oliveira Silva, além da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Arpu e do Serviço Nacional de Auditoria do SUS (Seaud).
“As auditorias realizadas pelo SNA abrangem a avaliação da estrutura, dos processos e dos resultados alcançados na saúde pública. Isso permite identificar pontos de melhoria e garantir a eficácia dos serviços prestados. Ao analisar as práticas e procedimentos adotados por pessoas e entidades envolvidas, o sistema promove a segurança do paciente, aprimora a gestão dos serviços de saúde e fortalece o compromisso com a qualidade”, enfatiza Adelina Feijão.
DenaSUS em Movimento
O projeto DenaSUS em Movimento começou em 2023. Além das visitas aos componentes estaduais e municipais, o projeto inclui a realização de oficinas inter-regionais para promover debates, alinhar conceitos e técnicas de auditoria interna do SUS e fomentar uma governança dialógica no âmbito do SNA.
Para este ano, estão previstas três oficinas inter-regionais. A primeira será realizada no Ceará, em agosto. As outras duas ocorrem em setembro, sendo uma em Minas Gerais e outra, em Pernambuco.
No ano passado, foram realizadas oficinas regionais, cujos resultados foram compilados em um relatório, que subsidiou as discussões do 2º Encontro Nacional de Auditoria do SUS (EnaudSUS 2024), realizado em abril, em Brasília, que incluiu na programação painéis abordando temas como ética em auditoria, qualidade, gestão de conflitos, controle social, financiamento do SUS, evolução tecnológica e sustentabilidade da auditoria interna do SUS.
Fonte: Ministério da Saúde