Nesta sexta-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) celebrou 61 anos de instalação com a cerimônia de premiação do IV Prêmio de Gestão e Inovação, iniciativa que reconhece e dissemina projetos implementados na instituição que demonstrem ações inovadoras e resolutivas.
Durante o evento, foram premiados com troféu e certificado os três primeiros colocados em cada uma das categorias do Prêmio, que, nesta edição, abrangeu as seguintes áreas: Combate à Criminalidade; Combate à Corrupção e à Improbidade Administrativa; Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural; Defesa da Cidadania e Direitos Humanos; Fortalecimento Institucional, Gestão de Pessoas, Comunicação, Tecnologia e Infraestrutura; e a Categoria Especial: “Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público do Estado do Acre.”
Os projetos foram julgados por uma Comissão formada por representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil. Na ocasião, os jurados foram certificados em agradecimento pelo empenho e contribuição significativa ao processo de avaliação.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, abriu a cerimônia destacando que o aniversário do MPAC é uma oportunidade para refletir sobre a trajetória da instituição e reconhecer a evolução vivenciada ao longo dos anos. Ele enfatizou que o Prêmio é uma forma de valorizar o trabalho daqueles que constroem o legado do Ministério Público acreano.
“A evolução que celebramos hoje é fruto do esforço coletivo dos integrantes desta instituição. A melhor forma de comemorarmos momentos especiais como este é reconhecendo o trabalho dedicado de todos que constroem o legado do MPAC. Aos vencedores desta edição do Prêmio de Gestão e Inovação, os mais sinceros parabéns. Vocês são exemplos de como a criatividade e a dedicação podem transformar o Ministério Público e, consequentemente, a sociedade. Parabenizo também, de forma integral, todos que participaram e inscreveram seus projetos, demonstrando a capacidade inovadora presente no MPAC”, afirmou Danilo Lovisaro.
A secretária de Planejamento Institucional e Inovação do MPAC, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, reiterou a importância de reconhecer projetos que ajudam no cumprimento da missão da instituição e na sua aproximação com a sociedade.
“A cerimônia de hoje permite que sejam reconhecidos os membros e servidores que, não obstante suas atividades diárias, se dedicam à realização de projetos e iniciativas com o objetivo de aproximar a instituição da sociedade. Parabenizo a todos que dedicam seu tempo a essas atividades”, afirmou.
Além da premiação, a solenidade contou com a palestra “Tendências, Tecnologias, Inovação e Gestão,” ministrada pelo advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli.
O palestrante abordou as recentes tendências tecnológicas e suas aplicações nas atividades funcionais, especialmente na área jurídica, enfatizando como a integração de novas ferramentas e abordagens inovadoras pode aprimorar a eficiência dos serviços prestados por uma instituição.
“A minha intenção é que todos saiam da palestra mais motivados e entusiasmados com as possibilidades que a tecnologia pode proporcionar no dia a dia, pois ela é uma ferramenta que permite complementar e intensificar a capacidade do ser humano em diversas atividades,” disse Ademir Piccoli.
Conheça os vencedores do IV Prêmio de Gestão e Inovação em suas respectivas categorias:
Fortalecimento da Atuação para Prevenção e Combate à Criminalidade:
1º Lugar: Feminicidômetro
2º Lugar: Estratégias para uma Atuação Resolutiva no 2º Grau
3º Lugar: Relatório de Diagnóstico Psicossocial (REDIPS)
Fortalecimento do Combate à Corrupção e à Improbidade Administrativa:
1º Lugar: Transparentômetro Municipal
2º Lugar: Observatório de Políticas Públicas (OPP)
Fortalecimento das Ações Integradas de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural:
1º Lugar: NAT Itinerante
2º Lugar: Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Estado do Acre
3º Lugar: Comunicado de Possíveis Irregularidades (COPI)
Defesa da Cidadania e Direitos Humanos:
1º Lugar: Vacina Mais: Estratégias nas Escolas
2º Lugar: Amparador: Um Amparo por Trás da Dor
3º Lugar: TXAI: Atuação do MPAC na Defesa dos Povos Indígenas
Fortalecimento Institucional, Gestão de Pessoas, Comunicação, Tecnologia e Infraestrutura:
1º Lugar: Democracia: Confirma
2º Lugar: Painéis
3º Lugar: Biblioteca Virtual
Categoria Especial: “Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público do Estado do Acre”:
1º Lugar: Combate à Política de Pão e Circo com Recursos Públicos
2º Lugar: Custeio para Tratamento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
3º Lugar: TAE – Ampliação de Ofertas de Terapias Multidisciplinares no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Frei Paolino Baldassari