Municípios do Acre, Amazonas, e Goiás foram totalmente liberados para ativação de estações 5G na faixa de 3,5GHz. A informação, divulgada nesta sexta-feira, 19, é do Governo Federal, e aponta ainda que, no primeiro semestre de 2024,1.223 cidades ficaram aptos para o processo de implementação do sinal de telefonia móvel 5G.
Ainda segundo a publicação, a possibilidade de cobertura nas cidades aumenta a cada mês com acompanhamento da Anatel, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações.
No fim de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz iriam poder solicitar o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 168 municípios e, com isso, o balanço semestral foi fechado.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que tem trabalhado para avançar, junto à Anatel e às operadoras de telefonia móvel, a implantação do sinal por todo o país.
“Expandir o 5G é revolucionar diversos setores do país, desde a indústria, educação, saúde e entretenimento. Seguiremos com o avanço na expansão do sinal e o cronograma estipulado no leilão 5G está sendo cumprido. Nosso compromisso é levar o 5G para o todo o Brasil“, disse Juscelino.
Confira aqui a lista de cidades que passaram, no primeiro semestre de 2024, a ser aptas a receber o sinal 5G: link para o anexo
A liberação da faixa é o primeiro passo para que as prestadoras que adquiriram lotes instalem estações de quinta geração nas cidades. A liberação, no entanto, não significa que o 5G será instalado de imediato nas localidades. O processo depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com a decisão, o total de cidades que vão poder contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 4.302, nos quais vivem pouco mais de 192 milhões de brasileiros – aproximadamente 90,2% da população do país.
Atualmente são 18 unidades federativas (AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, PB, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO) com todos os municípios liberados para o processo de implementação da tecnologia 5G no Brasil.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) disponibiliza um painel de dados para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados. O indicador mostra as cidades em que a faixa de 3,5 GHz já está liberada e as próximas.
2 anos de 5G
O 5G completou neste mês dois anos do início de sua implantação no Brasil. Brasília foi a primeira capital a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.
O 5G é uma tecnologia até 10 vezes mais rápida que o 4G, possibilitando a conexão de milhares de dispositivos simultaneamente na mesma rede e possui baixa latência.
Hoje, de acordo com dados da Anatel, 753 municípios estão com a infraestrutura necessária já licenciada para a ativação, nas diversas faixas da tecnologia (700 MHz, 2,3GHz e 3,5GHz).
A limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o serviço possa ser ofertado é de responsabilidade da Anatel – e mais de 1,6 mil municípios já estão aptos a receberem a tecnologia.
Leilão 5G
O certame estabeleceu um cronograma para a ativação da quinta geração de dados móveis de acordo com a quantidade de habitantes nas localidades e as operadoras têm a liberdade de seguir seus planejamentos de implantação, desde que cumpram os prazos.
O edital do 5G, que fixou as regras da licitação realizada no final de 2021, estabelece compromissos para que todas as cidades do país tenham sinal 5G até o final de 2029.
Esforços estão sendo feitos pelo setor e governo para antecipar essas ativações, bem como para que a cobertura nas cidades onde estão sendo vendidos o serviço possa ser igual ou até maior que a do 4G.
Por Governo Federal