O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, na próxima segunda-feira, 15, no Acre, uma oficina de divulgação da 37ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.
Aberto ao público, o encontro acontece de forma virtual (neste link) e tem o objetivo de orientar os interessados sobre a premiação, apresentar o edital e sanar eventuais dúvidas.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconhece iniciativas que preservam e promovem o patrimônio cultural brasileiro. Neste ano, o concurso tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio”.
“Serão premiadas ações que tenham como base o envolvimento, a valorização e o empoderamento de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em papéis protagonistas nas redes produtivas do Patrimônio Cultural”, informou o Iphan.
O edital foi lançado no dia 24 de junho e as inscrições seguem abertas até 9 de agosto, pelo endereço premiorodrigo.iphan.gov.br.
Serão contempladas 15 iniciativas realizadas entre os anos de 2021 e 2023, com prêmio de R$ 30 mil para cada uma, “como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado”.
As categorias são:
– Pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados;
– Cooperativas e associações, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME);
– Demais empresas e institutos privados; e
– Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.