Uma nova frente frente fria deve chegar ao Acre e áreas vizinhas nos próximas, segundo as previsões do pesquisador Davi Friale.
A massa polar vai deixar os dias secos e ensolarados, com ventos intensos e noites “geladas”, no leste e no sul do estado, ou seja, em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios vizinhos. Com forte intensidade também serão atingidos o sul e oeste de Rondônia (Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim) e o pantanal de Mato Grosso, inclusive, a cidade de Cuiabá. No entanto, o centro do Acre e o vale do Juruá, assim como o sul do Amazonas (Boca do Acre) e norte de Rondônia (Porto Velho), também serão atingidos, porém, com menor intensidade.
Em Rio Branco, os primeiros ventos dessa nova onda de frio polar – a quinta deste ano – começarão a soprar da direção sudeste, entre fracos e calmos, já a partir do próximo domingo, 7, mas será na segunda-feira, 8, que a temperatura começará a cair.
“Até a chegada dessa onda polar, deverão ocorrer chuvas, em geral, passageiras, mas que, em alguns pontos, poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias”, observa Friale.
As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do Vale do Rio Acre.
“Alertamos para a queda acentuada da umidade relativa do ar, a partir da próxima terça-feira, 9, quando poderão ser registrados, durante as tardes, percentuais inferiores a 30%, mas acima de 20%, o que caracterizará estado de atenção para a saúde humana”, destacou o pesquisador.