Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Paciente que perdeu parte do rosto tem qualidade de vida restaurada em cirurgia bucomaxilofacial na Fundhacre

Paciente que perdeu parte do rosto tem qualidade de vida restaurada em cirurgia bucomaxilofacial na Fundhacre

Acidente que tirou parte da mandíbula e maxilar de Lusicleide ocorreu em 2017, mas ela passou a ser acompanhada na Fundhacre apenas em 2023. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou nesta quarta-feira, 3, em Rio Branco, mais uma complexa cirurgia bucomaxilofacial para restabelecer a qualidade de vida de uma paciente. Moradora da zona rural de Assis Brasil, Lusicleide do Nascimento, de 28 anos, perdeu parte da mandíbula e maxilar após um acidente com arma de fogo.

Desde o ocorrido, ela passava por dificuldades em seu cotidiano. “Eu quase não consigo comer; coisa dura eu não como, só coisa bem molinha. [O acidente] foi em 2017, mas só ano passado comecei o acompanhamento aqui [na Fundação] e o atendimento foi bom, graças a Deus”, disse, pouco antes do procedimento, que durou cerca de três horas.

O cirurgião bucomaxilofacial Fabiano Conrado destacou como foi feito o procedimento. “Nossa querida paciente teve um ferimento de arma de fogo na mandíbula e na maxila, que ocasionou grande perda de tecido ósseo. Durante a cirurgia, conseguimos restabelecer o perímetro mandibular, trazendo de novo as funções mastigatórias, da fonação e deglutição, e oferecer, no final das contas, humanidade para ela, uma boa condição de vida, para que tenha normalidade no seu dia a dia. Esse é o objetivo do serviço da bucomaxilofacial hoje em dia: reestabelecer função e fazer com que essas pessoas tenham uma qualidade de vida bem melhor”, explicou.

Paciente que perdeu parte do rosto tem qualidade de vida restaurada em cirurgia bucomaxilofacial na Fundhacre
A cirurgia, realizada pelos cirurgiões bucomaxilofaciais Fabiano Conrado e Pedro Arantes, durou cerca de três horas. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Pedro Arantes, outro cirurgião bucomaxilofacial que realizou  o procedimento, reforçou que a Fundhacre está preparada para realizar casos complexos como o de Lusicleide. “A gente está aqui à disposição da população, à disposição de você, que precisa desse serviço. Hoje a gente conta com um serviço de ponta, equiparado a grandes centros do país”, destacou.

A Fundhacre é o maior complexo hospitalar do Acre e presta assistência médico-hospitalar em todos os níveis de atenção à saúde. Para ter acesso aos serviços, o cidadão precisa procurar inicialmente uma unidade básica de saúde (UBS), onde passará por avaliação médica e será encaminhado para a Fundhacre, se necessário.

Sair da versão mobile