Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pacto EJA: No Acre, 86,4% das redes de educação já aderiram à política; prazo para adesão termina nesta quarta, 31

Foto: Divulgação/MEC

A adesão dos estados e municípios ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA) termina nesta quarta-feira, 31. Segundo balanço divulgado pelo governo federal, até segunda-feira, 29, cerca de 86,4% das redes de educação do estado do Acre aderiram à política.

Os estados e municípios participantes do pacto receberão repasses do Ministério da Educação (MEC), além de apoio técnico, para ampliação de suas vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento nacional será de mais de R$ 4 bilhões ao longo de quatro anos, o que deve gerar 3,3 milhões de novas matrículas da EJA e de sua oferta integrada à educação profissional.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), criado em 2003, também será retomado, com a oferta de 900 mil vagas para estudantes e de 60 mil bolsas para educadores populares.

Até a última atualização, 73,4% das redes de educação do país aderiram à política. Ao todo, 4.108 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal já estão inscritos. Os estados de Alagoas, Amapá, Rio de Janeiro e Sergipe atingiram 100% de adesão das redes de ensino. Por outro lado, os estados com menor percentual de adesão são Rondônia (40,4%), Rio Grande do Sul (42,7%), Tocantins (43,9%), São Paulo (44,7%) e Espírito Santo (44,9%).

Sair da versão mobile