A Força Aérea Brasileira (FAB), em operação conjunta com a Polícia Federal, interceptou, na quarta-feira, 26, nas proximidades de Porto Velho (RO), uma aeronave modelo Cessna 401A, que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, oriunda da Bolívia.
A aeronave foi detectada por radares da FAB no estado de Rondônia, após ações de inteligência da PF. Em seguida, sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), dois caças Embraer A-29 Super Tucano, de defesa aérea, foram acionados para realizar a interceptação, que ocorreu no início da manhã desta quarta-feira.
Imagens gravadas por populares mostram o Super Tucano atirando no bimotor a pistão Cessna 401, porém este conseguiu chegar na fronteira antes de ser abatido pela aeronave brasileira:
Os procedimentos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei nº 7.565/1986 e o Decreto nº 5.144/2004.
As ações foram adotadas por se tratar de um tráfego ilícito, que se mostrou não colaborativo e desobedeceu a todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial brasileira, vindo a se evadir e ingressar no espaço aéreo da Bolívia, onde as ações foram interrompidas pelo COMAE.
As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços.
Fonte: Aeroin