O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) concluiu, nesta segunda-feira (22), a 17ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras (Cuef), em Rio Branco, no Acre. Voltada a agentes públicos das áreas de defesa, de inteligência, de fiscalização e de controle aduaneiro, a qualificação visa fortalecer a eficiência das atividades preventivas e repressivas aos ilícitos que ameaçam as fronteiras, considerando as particularidades de cada região.
Participaram desta edição profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Civil e Militar do Acre, de Rondônia, de Goiás, do Tocantins, do Amapá e de Roraima. No total, foram 104 horas de curso, distribuídas em 14 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Gestão da Informação em Segurança Pública; Técnicas de Imobilização e Condução; Atendimento Pré-Hospitalar Tático; Identificação Veicular; e Principais Fraudes Associadas e Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças. O investimento público na capacitação foi de cerca de R$ 190 mil.
Para o coordenador do curso e capitão da PM no AC, Edson de Lima Queiroz, a iniciativa foi fundamental para fomentar a atuação especializada dos agentes de segurança nas regiões de fronteira. “Os participantes concluíram o curso com um aprimoramento substancial em suas capacidades técnicas e operacionais, prontos para enfrentar os desafios das unidades de fronteira de maneira mais eficaz, coordenada e integrada”, avaliou.
O Cuef faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) em parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP).
Por Governo Federal