Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Potencialidades do turismo e da economia solidária serão apresentadas durante a Expoacre

A vice-governadora Mailza Assis recebeu na tarde desta quarta-feira, 17, o titular da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo, (Sete), Marcelo Messias, na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Diretos Humanos (SEASDH), em Rio Branco.

Na ocasião, Marcelo e sua equipe apresentaram projetos para fortalecer o turismo no Acre, como o Vivência Acre, experiência imersiva que o visitante terá no Espaço do Turismo na Expoacre, maior feira agropecuária do estado, entre 31 de agosto e 8 de setembro, em Rio Branco.

Experiência virtual 3D permite ver o nascer do sol no alto da Serra do Divisor a partir de um mirante virtual instalado na feira agropecuária e um passeio de canoa pelo Croa e sua vegetação verde na superfície d’água. Foto: Felipe Freire/Secom

Nele, a população será transportada de forma virtual por meio de um óculos 3D para o Parque Nacional da Serra do Divisor, as belezas do Rio Croa e os geoglifos do Acre, importantes polos turísticos acreanos, observação de pássaros e a Trilha Chico Mendes, montada fisicamente para proporcionar contato com a natureza.

Outra novidade que Marcelo apresentou foi o galpão da Economia Solidária da Expoacre, modernizado e ampliado para dar mais conforto aos empreendedores.

“Estamos em constante contato com os municípios e seus gestores, e também com o trade turístico, para definir as melhores estratégias de potencializar o turismo sustentável e o etnoturismo”, disse Messias. Foto: Felipe Freire/Secom

“Nosso Acre tem um potencial turístico gigante, que estamos usando para novas experiências e gerar novos negócios e renda para a população. As feiras são uma vitrine para a economia e cultura acreanas, que o governador Gladson apoia muito. Somos uma rota e a nossa região possibilita a prática de turismo de vivência. Estamos trazendo essa novidade, por meio da tecnologia, para mostrar o que temos e despertar mais pessoas para visitar esses locais, inclusive de outros países”, disse Mailza.

A retomada da Feira do Artesanato, no Lago do Amor, e a construção de uma fonte luminosa dançante para ampliar o potencial turístico no local também foram projetos tratados.

Potenciais turísticos colocam o Acre como protagonista do turismo sustentável e etnoturismo. Foto: Felipe Freire/Secom

“Turismo é desenvolvimento, porque traz visitantes de todas as partes do mundo para gastar no nosso estado. E isso gera muito emprego, principalmente no setor de serviços. Temos trabalhado fortemente para divulgar a imagem do Acre com turismo sustentável, e agora, com novas vivências por meio da tecnologia, vamos fomentar novos negócios e impulsionar a economia”, detalhou Messias.

Projetos para fortalecer o turismo e empreendedorismo no estado foram apresentados à vice-governadora. Foto: Felipe Freire/Secom

O gestor destacou ainda que os vários recursos sensoriais permitirão imergir o visitante nesses lugares, incluindo pessoas com deficiência física.

Sair da versão mobile