O projeto de climatizador sustentável criado por estudantes do 3º ano “A” da escola pública João Calvino, em Rio Branco, irá participar de mais uma feira de ciências representando o Acre: a Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em Recife, Pernambuco.
Campeão em premiações fora do estado, o projeto “Climatizador sustentável e o bem-estar comunitário” foi realizado pelos estudantes Heloísa Gabrielly Braga de Lima, Melissa Evenly da Costa Torres, Geovanna Araújo Chaves e João Pedro Sena Vidal, sob orientação dos professores Paulo Cezar e Luan Guerra.
O mesmo conquistou três prêmios na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). Entre eles, o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado aos melhores trabalhos de cada estado.
Além disso, o climatizador também ganhou o prêmio da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que dá direito à participação no evento que ocorre em junho e setembro em Pomerode, em Santa Catarina. Para completar a série de premiações, foi ganhador das credenciais com tudo pago para participar da 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências que acontece em Brasília (DF), em setembro de 2024, na ocasião um estudante e um orientador representará o coletivo.
A FENECIT é a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Instituto Princípio do Saber na cidade de Recife, Pernambuco. No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Técnico.
Segundo o estudante João Pedro, a ideia do projeto surgiu com o intuito de amenizar as altas temperaturas que ocorrem no refeitório.
“Foi uma construção que levou tempo, esforço e trabalho de todos do grupo. A etapa de construção foi um pouco complicada, mas com a ajuda do nosso orientador, se tornou firme e hoje temos o climatizador”, diz o estudante
Para a construção do climatizador, os alunos usaram materiais recicláveis e reutilizáveis, de maneira simples e prática. Entre eles, uma caixa de isopor para manter a temperatura, um joelho de PVC, um cooler de computador de 12 volts, uma bateria de 9 volts e alguns fios elétricos, utilizando água gelada e gelo como combustível.
O estudante também fala dos desafios enfrentados no processo de construção do projeto e após serem selecionados para participarem de feiras fora do estado; segundo ele, houve relatos de xenofobia contra alguns participantes acreanos. Isto, no entanto, não foi impedimento para os alunos serem selecionados para mais uma feira, mostrando o talento e inovação do seu projeto.
“Nossas expectativas são adquirir mais conhecimento sobre as áreas tecnológicas e científicas e, se possível, trazer ainda mais prêmios para o nosso estado”, conclui.
A Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia acontece entre os dias 08 a 12 de Outubro de 2024 e os resultados dos projetos aprovados já estão disponíveis no site.