A Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Rio Branco realiza, nesta terça-feira, 9, um seminário de práticas pedagógicas focado em temáticas étnico-raciais e no enfrentamento à violência contra a mulher. O evento acontece no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (NETA), no auditório Dom Bosco, no conjunto Mariana, das 7h às 11h.
Conforme a secretaria, o seminário tem como objetivo principal destacar práticas pedagógicas executadas na rede municipal de ensino, compartilhando relatos de experiências das instituições educacionais.
As palestras serão conduzidas por especialistas na área, oferecendo uma plataforma para a troca de conhecimentos e práticas inovadoras.
Palestrantes:
- Professora Maria Herlenice Brito, do Núcleo de Temas Integradores;
- Professora Joana Marques de Lima Saar Xavier, que apresentará relatos de experiência sobre práticas pedagógicas antirracistas na infância;
- Gestora Irismar Rodrigues, da Escola Municipal Bom Jesus, com relatos sobre práticas pedagógicas interdisciplinares na temática afro e enfrentamento à violência contra a mulher;
- Gestora Maria Antonia da Silva Souza, da Escola Municipal Dr. Francisco de Paula Leite Oiticica, que compartilhará práticas pedagógicas interdisciplinares em escolas de tempo integral.
O evento é direcionado a coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA), assessores pedagógicos dos departamentos de ensino (SEME), representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Departamento da Promoção da Igualdade Racial (DPIR) e Casa Rosa Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher (CMDM).
Além de membros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Associação das Mulheres Negras do Acre (AMN), Ministério Público do Acre (CAV – Centro de Atendimento à Vítima), Núcleo de Estudo Africanos, Afro-Brasileiro e Indígenas da UFAC (NEABI), Fórum Permanente Municipal das Relações Étnico-Raciais de Rio Branco, Fórum Permanente Estadual das Relações Étnico-Raciais, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), e Divisão de Educação em Direitos Humanos e Diversidade.