Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Setor de serviços mostra resultados positivos, aponta pesquisa

Foto: Acervo Secom

Conforme Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta semana, por meio Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o volume de serviços no Acre apresentou uma variação acumulada inferior a de abril deste ano (-0,6%), com maio registrando -65% do volume total. Porém, no acumulado do ano, o volume cresceu 1,8%, e nos últimos 12 meses, 5%.

Ainda de acordo com o estudo, em maio de 2024, o Acre contribuiu com 0,22% das mais de 2,1 milhões de contratações em todo o Brasil, e 4,62% de todas as admissões na região Norte. Do montante no estado do Acre, 2.175 das 4.710 vagas registradas em maio foram geradas pelo setor de serviços.

A receita nominal de serviços no Acre acompanhou a tendência do volume de serviços, registrando uma diminuição de -0,3% em maio em comparação ao mês anterior. Entretanto, no acumulado do ano, a receita cresceu 6%, e nos últimos 12 meses, 5%.

“Em âmbito nacional, tanto o volume de serviços quanto a receita nominal de serviços apresentaram expansão, mantendo o volume de maio estável em relação ao mês anterior”, detalhou o assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Egídio Garó.

O setor de serviços vem, ao longo dos últimos anos, ampliando sua atuação econômica, produzindo resultados positivos na economia do País. De acordo com dados recentes do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor foi responsável por quase metade das 24.292.000 admissões em todo o país entre junho de 2023 e maio de 2024, representando 46,2% do acumulado para o período.

“Em âmbito nacional, tanto o volume de serviços quanto a receita nominal de serviços apresentaram expansão, mantendo o volume de maio estável em relação ao mês anterior”, detalhou o assessor da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), Egídio Garó.

Embora a PMS não tenha fornecido dados específicos sobre os serviços de turismo no Acre, relatórios econômicos da Confederação Nacional do Comércio (CNC) indicam que o volume de receitas geradas pelo setor de turismo está em torno de 12%, superando os níveis observados antes da pandemia. Apesar de uma retração em maio, o volume dos serviços turísticos permanece robusto, com um crescimento de 4% nos últimos 12 meses, e um aumento de 4,6% em relação a fevereiro de 2020. Em maio deste ano, o Brasil recebeu 3,21 milhões de turistas.

Os dados específicos sobre o turismo no Acre não foram divulgados pela PMS, que foca em estados com maior potencial turístico. “A expectativa é de que a atividade turística no estado se expanda nos próximos meses, com a definição de novos voos entre Brasília e Cruzeiro do Sul, e o início das operações de uma terceira companhia aérea. Esses fatores devem fortalecer o setor de turismo no Acre, aumentando sua participação no volume e na receita nominal de serviços do estado”, finalizou o assessor.

Sair da versão mobile