O Tribunal de Justiça do Estado do Acre se prepara para inaugurar, na sexta-feira, 19, o Portal de Acolhimento ao Cidadão da Cidade da Justiça de Rio Branco, que disponibilizará à população melhorias significativas na qualidade do atendimento e acolhimento das demandas dos (as) usuários (as) do Poder Judiciário do Estado do Acre.
O Portal de Acolhimento ao Cidadão contará com toda estrutura necessária para uma verdadeira mudança de paradigma no atendimento ao público, com sala de espera, sala reservada aos advogados, intervenções de cores e paisagismo pensados com a finalidade específica de diminuir a ansiedade comum vivida por pessoas que têm demandas na Justiça.
Além disso, os servidores (as) estarão pautados em fornecer um atendimento mais humanizado e efetivo, a todos (as) os (as) jurisdicionados (as), baseado na escuta ativa e em conceitos de inteligência emocional para garantir os direitos dos (as) cidadãos (ãs).
Os serviços ocorrerão nos moldes da Organização em Centros de Atendimento (OCA), que serviu de inspiração para o projeto e forneceu treinamento aos servidores (as) do Poder Judiciário que irão atuar no Portal de Acolhimento ao Cidadão da Cidade da Justiça de Rio Branco. O treinamento dos (as) serventuários (as) ocorreu no último mês de julho.
No Portal de Acolhimento da Cidade da Justiça de Rio Branco, serão ofertados serviços de ajuizamento de ações, fornecimento de informações e certidões, recebimento de documentos, orientação jurídica, entre vários outros disponibilizados pelo Poder Judiciário do Estado do Acre.
Divisões por cores
Os balcões de atendimento foram divididos e colorizados por tema para facilitar a identificação dos serviços disponíveis no local: a Atermação (ajuizamento de ações) ganhou a cor azul, o Atendimento ao Público ficou na cor rosa, já ao Protocolo foi atribuída a cor verde e ao Atendimento ao Cidadão – Cível a cor laranja.
Na segunda-feira, 15, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, esteve reunida com a equipe de servidores (as) que irão atuar na nova unidade do Judiciário. Na ocasião, a desembargadora-presidente conclamou o corpo de serventuários (as) a dar o melhor de si para disponibilizar ao público usuário dos serviços da Justiça um atendimento de excelência.
“Nós estamos pensando nesse portal aqui como um lugar onde as pessoas possam ser atendidas de uma maneira simples, mas serem atendidas com amor – e com qualidade. Eu quero muito que isso aqui seja um espaço de humanização, um espaço de servir com o coração”, disse Regina Ferrari aos servidores (as) do Portal de Acolhimento ao Cidadão da Cidade da Justiça de Rio Branco.
Termo de cooperação
O Portal de Acolhimento ao Cidadão e a reforma dos Juizados foram possíveis através da assinatura de Termo de Cooperação com o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). A edificação foi construída contígua à guarita da Cidade da Justiça, em área ampliada construída de aproximadamente 400 m2, resultando em 660 m2 de espaço para o atendimento inicial aos cidadãos usuários dos serviços da Justiça.