No Acre, as operadores de internet que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar, a partir de segunda-feira, 5, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o licenciamento e ativação de estações de 5G nessa faixa. A medida vale para os 22 municípios acreanos.
O Ministério das Comunicações esclarece, no entanto, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades, que dependerão do planejamento individual de cada prestadora.
“A implantação do 5G está avançando a passos largos e estamos nos esforçando ao máximo para conseguir antecipar os prazos previstos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira para usufruir dos benefícios desse serviço”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Implementado em 2018, o sinal 5G representa a quinta geração de padrão de tecnologia para redes móveis e banda larga, proporcionando maior rapidez na navegação e velocidade de download.