Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Trânsito muda em Rio Branco a partir desta segunda para construção do viaduto na rotatória da AABB; veja rotas

Foto: Iryá Rodrigues

As obras para construção do viaduto na rotatória da AABB, em Rio Branco, iniciaram e o local foi parcialmente interditado nesta segunda-feira, 15. Com isso, o trânsito muda na região e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) informou sobre rotas alternativas no entorno da Estrada Dias Martins e a Rua Isaura Parente, no bairro Estação Experimental.

Conforme a Superintendência, o objetivo é proporcionar maior segurança e fluidez no trânsito da região durante o período de execução da obra. O viaduto, uma obra orçada em R$ 24,4 milhões, é parte de um pacote de investimentos que totalizam mais de R$ 44 milhões, incluindo recursos próprios da Prefeitura e emendas parlamentares.

“Hoje vai ser interditado a rotatória, tanto na rota de quem vem do Centro paro bairro ou do bairro para o Centro, vai estar livre o trânsito, apenas com redução. E as rotas alternativas para quem precisa passar pela rotatória, ele vai ter que fazer lá no Colégio Armando Nogueira, e retornar ao Centro. Quem quer retornar à Avenida Ceará, ele pode pegar a Isadora Parente pela Rua dos Engenheiros e sair na Ceará. Da mesma forma que vem do Centro para o bairro, vai estar livre, basta passar direto e faz a próxima rotatória no Armando Nogueira”, explicou o superintendente municipal da RBTrans Clendes Villas Boas.

Conforme o arquiteto Lucas Guerra, da secretaria de Infraestrutura de Rio Branco (Seinfra), a previsão é que a obra seja concluída em um prazo de até 12 meses.

“Nesse momento, a gente pede a compreensão da população, que procurem evitar de utilizar esse trajeto para se deslocarem, e que utilizem rotas alternativas, como a regional da Floresta, também pelo Manoel Julião, Conquista, Bairro da Paz, que são outras alternativas para quem deseja se deslocar para a parte da Ufac ou para a parte central da cidade. A obra está com um prazo estimado de 10 meses a 12 meses, aproximadamente. E a gente vai procurar avançar o mais rápido possível para que se finalize e acabe com o transtorno”, afirmou.

Rotas alternativas

Enquanto a rotatória estiver parcialmente interditada, não vai ser possível os motoristas fazerem o contorno. Com isso, quem vem pela Estrada Dias Martins no sentido bairro ao Centro e quiser retornar ao sentido bairro, deve seguir pela Avenida Ceará até o retorno na altura da Rua Sete de Setembro.

Já os motoristas que transitarem no mesmo sentido e quiserem seguir para a Rua Isaura Parente, após passarem pelo contorno na Avenida Ceará, eles podem fazer um desvio pela Rua Sete de Setembro ou pela Rua dos Engenheiros.

Aqueles que transitam pela Rua Isaura Parente vão duas opções, segundo o mapa divulgado pela RBTrans. Nesse caso, eles podem passar pela via até a Estrada Dias Martins, já que esse acesso continua aberto.

Para o motorista chegar na Avenida Ceará ou retornar para o sentido Centro, ele deve virar à esquerda na Rua dos Engenheiros.

Veja o mapa:

Sentido Estrada Dias Martins (bairro – centro) 

Sentido Isaura Parente (centro – bairro) 

Sentido Avenida Ceará (centro-bairro)

Sair da versão mobile