A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada no Acre devido ao aumento significativo de casos de síndrome gripal registrados entre janeiro e junho deste ano. Em Rio Branco, as doses do imunizante estão disponíveis em 14 unidades de saúde desde essa quinta-feira, 11.
A vacina está disponível em nove Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps), duas Unidades de Saúde da Família (USF), na Policlínica Barral y Barral e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
A campanha de imunização iria iniciar no dia 13 de setembro e seguiria até 15 de dezembro. No entanto, com o registro de mais de 12 mil casos de síndromes gripais entre janeiro e junho deste ano, a Sesacre decidiu antecipar a vacinação.
Confira os pontos de vacinação:
- Urap Cláudia Vitorino
- Urap Roney Meireles
- Urap Vila Ivonete
- Urap São Francisco
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Bacurau
- Urap Rozângela Pimentel
- Urap Valdeisa Valdez
- Urap Hidalgo de Lima
- Policlínica Barral y Barral
- USF Francisco Constâncio
- USF Antenor Ramos
- USF Manoel Alves Bezerra
- Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie)
Campanha
A Saúde pretende imunizar cerca de 180.168 pessoas dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos; idosos de 60 anos ou mais; e trabalhadores da saúde.
A segunda etapa da campanha deve ocorrer em agosto, com a vacinação de mais de 49,5 mil crianças de 6 a 8 anos, além de 11,5 mil gestantes e 1,8 mil puérperas. Já a terceira fase será em setembro com a imunização dos povos indígenas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.
Na quarta fase, que também está prevista para setembro, é a vez da vacinação de professores, pessoas com deficiência e agentes das forças armadas.